• Pousada Vô Santino

7 Passeios gratuitos e obrigatórios em Florianópolis

Selecionamos 7 passeios gratuitos e OBRIGATÓRIOS para quem vem visitar Florianópolis. Vocês vão amar!


1.Passar pela Ponte Hercílio Luz

Após 28 anos fechada, a famosa e linda Ponte Hercílio Luz reabriu para passagem de carros e pedestres. Além de conhecer o principal cartão postal de Florianópolis, uma das arquiteturas históricas mais incríveis da cidade, sendo uma das maiores pontes pênseis do mundo, você poderá desfrutar da praça Parque da Luz e conhecer o Museu da Ponte, ambos localizados na entrada da ponte.


A ponte Hercílio Luz é primeira ligação entre a ilha de Santa Catarina e o continente, foi inaugurada a 13 de maio de 1926 e sua construção firmou Florianópolis como a capital do estado.


Atualmente, a ponte é livre para veículos apenas durante a semana, e abre aos finais de semana apenas para pedestres e ciclistas, deixando o passeio ainda mais divertido e seguro.


2. Mirante Morro da Cruz

O Mirante Morro da Cruz está a uma altitude de 285 metros e é responsável por uma das melhores vistas da região: é possível avistar todo o centro de Florianópolis, as baías sul e norte, parte do Sul da Ilha e toda a região continental. Perfeito para quem visita a cidade. Ele fica bem na área central, e você pode chegar lá de carro ou ônibus. A subida é bem íngreme. Apesar de ser considerado um ponto turístico, não tem placa de sinalização. Como nós dizemos aqui: "segue toda vida" que você chega!


3. Costa da Lagoa

Você pode ir de barco ou pela trilha, de barco há algumas saídas, mas, a mais popular é no início da Avenida das Rendeiras. Só o passeio de barco pela costa já vale a pena e o valor é de R$15. Se for fazer a trilha, saiba que é preciso estar em forma, ela é considerada leve, porém são quase 3 horas de caminhada. Ao chegar na Costa da Lagoa você terá muitas opções de restaurantes com mesinhas instaladas em decks sobre a lagoa. O toque final é a cachoeira, que pode ser visitada tanto por quem fizer a trilha como ir de barco. Tem placas indicando seu caminho e fica perto dos restaurantes.


A Costa da Lagoa é um lugar místico, silencioso e com proximidade extrema com a natureza. Ficou muito famosa por suas lendas sobre bruxas que viviam (ou vivem?) por lá, contatas nas obras de um dos grandes escritores de Florianópolis, Franklin Cascaes.


4. Trilha Lagoinha do Leste

Para quem quer mais aventura, vale conhecer o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, um paraíso de tirar o fôlego, com uma lagoa, o mar e costões com mata de preservação. Para chegar lá você pode ir de barco ou optar por 2 trilhas, uma saindo da praia do Matadeiro e a outra pelo Pântano do Sul. A primeira é mais demorada, a segunda é mais rápida, mas o percurso mais pesado. Para trilhar qualquer uma delas é preciso estar preparado e de preferencia em grupo e com guia.


5. Mercado Público

O Mercado Público de Florianópolis compreende comércio de todo tipo, em especial de frutos do mar frescos, além de ter restaurantes e bares para todos os tipos de gostos. O vão central do Mercado Público também é palco para as apresentações folclóricas e artísticas da região, normalmente nas tardes de sábados.


Além de um lugar de encontro de amigos, o Mercado Público carrega muita história. Ele foi construído em 1899 e era se não o único, mas o principal lugar de comercio da capital. Acima do Mercado é possível visitar um museu com fotos da época onde o mar chegava até ele e os barcos atracavam ali.


6. Pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa é um lugar famoso pela história, sendo um dos bairros mais antigos de Florianópolis, muitas das casas são tombadas e preservaram o bairro assim como foi construído em 1748. É também conhecido como Vila Gastronômica e tem mais: possui um dos por do sol mais lindos da Ilha.


7. Dunas da Joaquina

Mesmo que você não seja aventureiro, você deve conhecer as dunas da Joaquina. Para as crianças é diversão na certa, principalmente no verão, onde é possível descer de prancha pelas dunas, fazendo sandboard ou skibunda. Mas, a vista lá de cima também é incrível. As dunas dividem a praia da Joaquina da Lagoa da Conceição, e no seu ponto mais alto é possível apreciar a natureza e ter uma vista das praias mais lindas da Ilha.


Fotos: Links nas imagens levam para seus autores. Demais fotos: Reprodução/Internet
39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo